Usuário:Candidato lépton

Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil
Ir para navegação Ir para pesquisar

O propósito deste relatório é oferecer para a comunidade um diagnóstico sobre as razões da interrupção do crescimento da comunidade de editores da Wikipédia lusófona. Junto com o diagnóstico, há uma lista concisa de quais seriam as minhas ações prioritárias como Diretor da organização no Brasil para ajudar a comunidade voltar a crescer.

Relatório[editar]

Este diagnóstico resulta da leitura de insumos oferecidos pela organização desta atividade, das trocas com editores e candidatos ao longo da tarefa e também da minha experiência como estudioso da sociabilidade pela internet e como participante da Wikipédia.

Diagnóstico: por que parou de crescer?[editar]

  • Parece que há um consenso indicando que o corpo de editores voluntários da Wikipédia parou de crescer porque a comunidade não consegue reter os novatos que se habilitam a participar.
  • O alto custo de filiação[1] à comunidade de editores dificulta a renovação de quadros. O esforço para participar é muito grande em relação ao resultado. Para se integrar, o novato precisa aprender a usar o wiki, se familiarizar com regras editoriais (o que publicar e como) e desvendar o funcionamento da estrutura de controle de qualidade (votações, etc.)
  • A comunidade enfrenta diariamente ataques por vandalismo, tentativas de manipulação da informação de artigos além de publicações com qualidade baixa. O esforço para manter a qualidade do conteúdo e a reputação do site têm a consequência de reduzir a tolerância a publicações feitas por editores ocasionais ou inexperientes.
  • Há ainda o dispêndio de muita energia em conflitos internos. Usuários da PT-WP aparecem com os mais insatisfeitos segundo o índice WESI.

Recomendações: como voltar a crescer[editar]

Ações principais[editar]

Programa de tutoria[editar]

Reter o usuário iniciante por meio de uma ação intensa de tutoria planejada pela equipe da Fundação junto com a comunidade. A meta é reduzir a frustração inicial do participante atribuindo a ele uma turma liderada por um editor mais experiente. O editor não ensina, ele apenas acompanha e assiste o aprendiz quando ele precisar e faz comentários sobre seu desempenho editando artigos.

Biblioteca de tutoriais[editar]

Os wikipedianos dispõem de muito conteúdo sobre os diversos aspectos de seu trabalho. Há tanto conteúdo que é difícil escolher por onde começar. Estes tutoriais em vídeo, elaborados a partir da experiência da comunidade lusófona, será oferecido como material de apoio aos usuários novos, tanto os queiram participar das turmas para iniciantes como daqueles que quiserem aprender sozinhos. São vídeos curtos e práticos sobre tópicos essenciais para a boa participação na comunidade.

Ações complementares[editar]

Promoção de encontros presenciais[editar]

Encontros presenciais são práticas eficientes para se reduzir a tensão em grupos e promover a cordialidade em relacionamentos. O ideal será ter uma agenda de encontros apoiados pela Fundação e com pautas definidas coletivamente com o objetivo de resolver questões atuais da comunidade. É interessante ainda que os encontros, locais e regionais, sejam conduzidos usando dinâmicas de conversação como Open Space e World Café, usados regularmente por comunidades autônomas como o w:en:/BarCampBarCamp.

Pesquisa etnográfica sobre a comunidade lusófona[editar]

Hoje o entendimento sobre a comunidade lusófona da Wikipédia é o resultado da análise de pesquisas quantitativas (feitas ou encomendadas pela WMF) e da experiência de participantes da comunidade que têm perspectivas diferentes sobre o projeto Wikipédia. Esta pesquisa de longa duração, feita a partir do engajamento do pesquisador com a comunidade dentro da ferramenta, servirá como insumo para wikipedianos refletirem sobre a própria experiência e pensar soluções para problemas comuns.

Banco de ideias[editar]

Além do tema principal do relatório, que são as iniciativas para promover o crescimento da comunidade ativa da Wikipédia lusófona, faz sentido incluir aqui outras propostas para desenvolver o projeto.

  • Promover a Wikipédia como ambiente social - O usuário de internet brasileiro é identificado por seu interesse acima da média por sites de rede social, mas poucos entendem e percebem a Wikipédia como um espaço para o cultivo de relacionamentos. A participação dá ao indivíduo a oportunidade de se encontrar com pessoas com interesses compatíveis com os dele. Desenvolvi esta ideia neste comentário.
  • Promover a ideia da Wikipedia como oportunidade de trabalho voluntário - O Brazil Readers Survey, 2011 captou que muitos brasileiros se interessariam em contribuir se soubessem que o esforço doado beneficia o coletivo. O trabalho na Wikipédia, além de ser conveniente por poder ser feito à distância, representa uma oportunidade de contribuição relevante por ajudar a disseminar conhecimento.
  • Ampliar as frentes de contato com a sociedade - A criação de perfis "oficiais" ou a capacitação de "embaixadores" para atuar em ambientes públicos como Facebook ou Twitter.
  • "Desafios" nos campi universitários - Evento inspirado nos Install Fest da comunidade de software livre. Voluntários da comunidade, com o apoio da Fundação, instalam bancadas em faculdades abrindo a oportunidade para grupos de estudantes identificarem e aperfeiçoarem artigos incompletos. Os voluntários acompanham o trabalho dando instrução sobre como mexer na ferramenta e os procedimentos para permitir a aprovação do conteúdo. Evento pode incluir dinâmicas de conversação com estudantes para discutirem a experiência. A proposta está relacionada e pode funcionar em conjunto com a implantação do programa Embaixadores da Wikipedia.

Referências

  1. Neste caso, o custo não é financeiro, mas de esforço. O editor precisa investir muito tempo e atenção para participar.