Universidade Federal de Uberlândia/Jornada da Computação/Relato 5a. Jornada da Computação

Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil
Ir para navegação Ir para pesquisar

Apresentação[editar]

Apresentação WIkimedia Uberlandia 5a Jornada de Computação
Apresentação sobre usos científicos da Wikipéida.

Fomos convidados pelo Diretório Acadêmico da Faculdade de Computação (DACOMP) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para participar da 5ª Jornada de Computação, que anualmente reúne estudantes para debaterem com profissionais da área de programação e internet, professores, empresários, entre outros.

De acordo com o site do evento, a Jornada é realizada todo ano desde 2007 na UFU pelos alunos do Diretório Acadêmico da Computação – DACOMP, "com o propósito de integrar alunos e empresas das mais diversas áreas de tecnologia. Este é um evento sem fins lucrativos que conta com o apoio da Faculdade de Computação, e é composta por palestras, minicursos, mesas redondas, e outras atividades, que visam integrar os alunos e a comunidade em geral com o cotidiano das empresas de tecnologia". Dentre os objetivos do evento, estão "mostrar de maneira aplicada a utilização de diversas ferramentas; apresentar as tendências nas áreas de Gestão e Tecnologia da Informação; incentivar a iniciação científica e a formação de jovens; contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com a ciência e a tecnologia, para além do fazer técnico, de maneira ética; promover a confraternização dos participantes; estimular o raciocínio e trabalho em equipe dos participantes".

A apresentação de Oona procurou abordar questões centrais da passagem da sociedade industrial pra sociedade da informação, bem como uma visão geral sobre os projetos da Wikimedia.

A apresentação do Jonas focou em usos científicos da Wikipedia, mas não só: ele compartilhou a pergunta o que eu gostaria de fazer com uma wiki? com o público e sugeriu que apresentassem suas ideias - e as melhores ganhariam as camisetas que levamos. Mostrando também usos acadâmicos para o material usado na Wikipédia, de forma direta e indireta.

Propostas[editar]

Perspectivas[editar]

Ideias de coisas a se fazer com uma Wiki[editar]

Durante a palestra sobre usos científicos da Wikipédia, o público foi convidado a responder a pergunta: O que se pode fazer com uma Wiki? Essa foi uma forma de estimular a participação de todos, para participar cada um escrevia uma ideia sobre como usar uma Wiki (nova ou já em uso). No final as três ideias escolhidas pela Oona e pelo Jonas ganharam camisas da Wikipédia.

A ideia nasceu durante a palestra, resolvendo duas questões: inspirar participação e uma forma justa de distribuir camisas da Wiki. É algo simples que pode ser feito em outros eventos.