Free Software Foundation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "FSF" redireciona para este artigo. Para a entidade que comanda o futebol em Sergipe, veja Federação Sergipana de Futebol.
Free Software Foundation
Free Software Foundation
Logo oficial FSF
Lema "Software Livre, Sociedade Livre"
Tipo Organização sem fins lucrativos
Fundação 4 de outubro de 1985
Estado legal Fundação
Propósito Educacional
Sede Boston, Massachusetts, EUA
Membros Pessoas físicas e patronos corporativos
Filiação Software Freedom Law Center
Presidente Richard Stallman
Sítio oficial http://www.fsf.org/

A Free Software Foundation (FSF, Fundação Software Livre) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 4 de outubro de 1985 por Richard Stallman e que se dedica a eliminação de restrições sobre a cópia, estudo e modificação de programas de computadores – bandeiras do movimento do software livre, em essência. Faz isso promovendo o desenvolvimento e o uso de software livre em todas as áreas da computação mas, particularmente, ajudando a desenvolver o sistema operacional GNU e suas ferramentas.

Até meados da década de 1990 a fundação dedicava-se mais à escrita do software. Como hoje existem muitos projetos independentes de software livre, a FSF dedica-se mais aos aspectos legais e estruturais da comunidade do software livre. Entre suas atribuições atuais, encarrega-se de aperfeiçoar licenças de software e de documentação, de desenvolver um aparato legal acerca dos direitos autorais dos programas criados sob essas licenças, de catalogar e disponibilizar um serviço com os softwares livres desenvolvidos (o Free Software Directory), e de discutir e aperfeiçoar a própria definição de software livre. A FSF mantém artigos históricos que abrangem a filosofia do software livre e mantém a definição do termo Software Livre, deixando claro quais são as características necessárias para que seja considerado livre.

A FSF patrocina o Projeto GNU (um esforço contínuo para fornecer um sistema operacional completo e licenciado como software livre) e detém direitos autorais sobre uma grande proporção do sistema operacional GNU e outros softwares livres. Esta atitude visa defender o software livre dos esforços em torná-lo proprietário.

Todos os anos a FSF coleta milhares de atribuições de direitos autorais de desenvolvedores e corporações que trabalham com software livre. A FSF registra os direitos autorais em um escritório de direitos autorais dos EUA e faz cumprir a licença sob a qual o software foi distribuído, normalmente a GNU General Public License. Isto é feito para garantir que os distribuidores de software livre respeitem a obrigação de garantir a liberdade a todos os usuários em compartilhar, estudar e modificar o código-fonte do software. A FSF realiza este trabalho por meio da FSF Free Software Licensing and Compliance Lab, que foi formalizada em dezembro de 2001.

Atualmente, seguindo o mesmo método utilizado pela Wikipédia, a FSF está realizando uma campanha para arrecadação de fundos.[1]

Licenças GNU[editar | editar código-fonte]

A FSF publica diferentes licenças escritas com o propósito de promover e preservar a liberdade do software.[2]

Projetos Atuais[editar | editar código-fonte]

Projeto GNU
O sistema de operação do GNU é um sistema completo feito com apenas softwares livres. Milhões de pessoas usam o GNU todos os dias para editar seus documentos, acessar a internet, jogar, usar o e-mail e usar parte do GNU/Linux no seu próprio computador.
Campanha Free Bios
A BIOS controla as operações básicas de Entrada/Saída do Sistema. Apesar dos usuários raramente conhecerem a BIOS, é uma tarefa fundamental garantir essa liberdade pois se não é livre os usuários não podem confiar em não modificar seus computadores acerca de quem escreveu. A campanha promove BIOS livres como Libreboot e Librecore.
The Free Software Directory
É uma lista de pacotes de Hardwares e Drivers que foram verificados e compatíveis com Softwares Livres. Cada pacote contem um total de 47 componentes de informação tais como homepage do projeto, desenvolvedores, linguagem de programação e etc. O objetivo é providenciar um sistema de busca para o Software Livre e também checar dados passados por usuários. A FSF recebeu uma pequena contribuição da UNESCO para esse projeto e pretende traduzir em varias línguas no futuro.
Manutenção da Definição de Software Livre
A FSF mantem uma variedade de documentos que definem o movimento do Software Livre.
h-node
É uma lista de Hardwares e Drivers que foram verificados e compatíveis com Softwares Livres.
OpenDocument
Esse projeto luta para que todos os documentos oficiais de governos adotem politicas internas para usarem apenas formatos de distribuição que são comuns, gratuitos e livres de direitos de propriedade, como o formato OpenDocument (ODF).

Membros[editar | editar código-fonte]

Liderança da FSF:[3]

Conselho Administrativo:[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikisource
Wikisource
A Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Free Software Foundation

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Free Software Foundation

Referências

  1. FSF. «Donate to the FSF». Consultado em 9 de janeiro de 2011 
  2. FSF. «Free Software Licensing Resources». Consultado em 31 de janeiro de 2012 
  3. FSF. «The Free Software Foundation Management». Consultado em 28 de janeiro de 2012 
  4. FSF. «The current board of directors of the Free Software Foundation». Consultado em 28 de janeiro de 2012